O churrasco perfeito

Postado em 21/08/2011 por Adriano Garcia. Classificado como Receitas, Seu churrasco

Poucas coisas podem ser mais legais, depois de uma semana inteira de trabalho, do que um churrasco no fim de semana com os amigos e a família. É o momento em que você dá um tempo nos horários do escritório ou dos estudos, nas reuniões, no rigor das tabelas de nutrição… O risco é você pensar: “Dane-se a hora de parar de beber e comer, viva a festa!”…

Não, não é o caso de você regular seu esperado assado. “Não há motivo por que temer a carne. Ela é uma importante fonte de proteína”, diz o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, consultor do Instituto de Metabolismo e Nutrição (Imen) e cardiologista do Hospital do Coração (SP). Há muito para aproveitar de uma carninha na brasa. “A carne é fonte número 1 de ferro e vitamina B12″, diz a nutricionista do Serviço de Informação da Carne (SIC), Licinia de Campos. “É mito dizer que ela é fonte de gordura saturada. Nos últimos 40 anos, o gado emagreceu e a carne do Brasil é muito mais magra.”

Mas você pode tirar mais prazer e saúde do seu churrasco se observar algumas dicas básicas. Como esta:”Reúna as pessoas de que você mais gosta”, do empresário István Wessel, autor do livro Churrasco, Dando Nomes aos Bois. Quer outras? Leia o que nossos especialistas têm a dizer.

1 – Sem gordura não rola
De antemão é preciso deixar uma coisa clara: carne para churrasco tem que ter gordura. Experimente assar um pedaço de picanha fat-free e veja como ela fica dura e insossa. A gordura dá maciez e suculência à carne. “Mas cerca da metade da gordura da carne vermelha é monoinsaturada, do mesmo tipo que você encontra no azeite de oliva”, ensina Licinia de Campos. Como regra geral, cortes como o cupim e a costela são mais gordos. Mas nada de paranóia, afinal ninguém come churrasco todos os dias.

2 – Saber comprar
Antes mesmo de pensar nas quantidades, é importante ter em mente o perfil dos convidados. Leve em conta que comprar peças de carne muito grandes e que exijam destreza do assador, justamente porque demoram a ficar prontas – como costela, cupim e granito –, pode causar impaciência nos comensais. Por isso, capriche na entrada: coração e asa de frango e, principalmente, a lingüiça, que cai bem com farinha de mandioca ou num pão de alho. Nas carnes principais, prefira as de tamanho médio e de cozimento menos complexo, como a picanha, a fraldinha, o bife de chouriço e o bife ancho.

3 – Qual a quantidade?
Equívoco comum na hora de fazer compras: se preocupar mais com bebidas do que com carnes. Segundo Licinia, se houver arroz, farofa e salada, considere 200 gramas de carne por pessoa. Se for só carne, dobre essa cota. Lembre-se de que carnes com osso como costela ou mesmo sobrecocha de frango podem ter 30% ou mais de ossos. “Comprar diversos tipos de carnes pode dar em desperdício. O importante não é ter grande variedade, mas que elas sejam servidas no ponto certo”, diz Wessel.

4 – De olho na procedência
Por lei, os açougues e supermercados são obrigados a estampar o nome do frigorífico nas embalagens. Um selo do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), do Ministério da Agricultura, é a garantia de que o produto foi vistoriado por um médico veterinário. Se seu amigo vir com um papo de que vai trazer uma carne de um boi recém-abatido na fazenda de um camarada, recue. Carne é um produto altamente perecível e de fácil contaminação. Carne fresca deve ter uma coloração vermelho-cereja. Com exceção das embaladas a vácuo ou maturadas, que ficam num tom marrom devido à falta de oxigênio – depois de aberta a embalagem, elas voltam à cor normal em minutos.

5 – Picanha, a hours concours
A escolha da carne vai sempre do gosto do freguês, mas algumas partes do boi se saem melhor na churrasqueira. A alcatra, que fica na parte traseira do boi, gera alguns dos cortes mais saborosos e versáteis, ideais para assados: a maminha, a picanha, o miolo de alcatra ou baby-beef, o bombom e o rump steak. “A picanha é a carne favorita, por isso deve compor 50% do churrasco”, explica Wessel. Em um dos lados ela deve ter uma camada de gordura ao longo da peça inteira, mas sem exageros. A gordura é também um isolante térmico que impede a passagem do calor. Fique atento ao comprar uma picanha para que ela não tenha mais de 1,5 quilo, porque do contrário é bem provável que junto você esteja levando um belo naco de coxão duro.

Os 7 mandamentos do churrasco
Por István Wessel

1. Acenda a churrasqueira uma hora antes de colocar a carne.
2. Tire a carne da geladeira uma hora antes de assar.
3. Tenha bastante carvão à mão. Melhor sobrar do que faltar.
4. Para garantir suculência e maciez, picanha tem que ter gordura tanto entre as fibras quanto cobrindo um dos lados da peça.
5. Nem bem, nem malpassadas. As carnes alcançam a plenitude do sabor quando estão no ponto.
6. O acompanhamento não pode brigar com o churrasco. O ideal é uma salada de folhas verdes e farinha de mandioca.
7. Para evitar que o suco vá embora, prefira a grelha ao espeto.

Fonte: Men’s Health


Comments are closed.