Vegetarianos são menos saudáveis, diz estudo austríaco

Postado em 04/04/2014 por Adriano Garcia. Classificado como Carne e saúde, Debates

Eles fumam menos, bebem menos, fazem mais exercício e têm uma alimentação com baixo consumo de gordura saturada e colesterol. Mesmo assim, os vegetarianos são menos saudáveis do que aqueles que comem carne, sugere pesquisa controversa da Universidade de Medicina de Graz, na Áustria.

O estudo utilizou dados do levantamento “Austrian Health Interview Survey”, que comparou os hábitos alimentares e estilo de vida de vegetarianos e carnívoros, e concluiu que os que não comem carne são mais propensos a desenvolver câncer, alergias e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.

Os 1.320 participantes da pesquisa foram separados por idade, sexo, nível sócio-econômico e quantidade de carne ingerida: 330 eram vegetarianos; 330 carnívoros, mas que comiam grande quantidade de frutas e legumes; 330 comiam pouca carne; e 330 tinham a carne como alimento principal de sua dieta. Os pesquisadores constataram que os vegetarianos consumiam menos álcool e tiveram menores índices de massa corporal, mas ainda assim apresentavam um estado total de saúde física e mental mais deficiente do que os outros.

04042014

Os participantes que comiam menos carne também tinha práticas de saúde menos intensas, afirmaram os pesquisadores. Eles evitavam consultas médicas para check-ups e ações preventivas tais como vacinas.
“Nosso estudo mostrou que os adultos austríacos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis ​​(em termos de câncer, alergias e distúrbios de saúde mental), têm uma qualidade de vida menor e também precisam de mais tratamento médico”, escreveram os autores.

“Nós realmente notamos que os vegetarianos sofriam mais com certas condições como asma, câncer e doenças mentais do que as pessoas que comiam carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito”, disse Nathalie, que acrescentou: “É preciso que haja um estudo mais aprofundado antes que esta questão possa ser respondida”. Com informações do jornal O Globo.


One Response to “Vegetarianos são menos saudáveis, diz estudo austríaco”

  1. isso é novidade