“Segunda sem carne” pode virar lei em Belo Horizonte

Postado em 29/07/2011 por Adriano Garcia. Classificado como Carne e saúde

O vereador Leonardo Mattos (PV), de Belo Horizonte (MG), quer instituir através de lei municipal o programa “Segunda sem Carne” na capital mineira. Segundo a justificativa apresentada por ele, a dieta sem carne apresenta “benefícios para a saúde humana e para o meio ambiente”.

O texto do projeto sugere a participação de restaurantes, refeitórios populares e cantinas de escolas municipais desde que “consultado o Conselho de Alimentação Escolar e colegiados escolares das respectivas unidades de ensino”. Não satisfeito, Leonardo Mattos vai além, propõe que o município promova uma campanha de divulgação e estímulo à adesão ao projeto paga com dinheiro público com vídeos, informativos, folders e até congressos, com a finalidade de “convencer a população a aderir à campanha”.


Vereador Leonardo Mattos (PV)

À parte os discutíveis motivos apresentados pelo vereador, já que não há qualquer conclusão definitiva sobre qualquer prejuízo causado pelo consumo de carne ao ser humano, resta saber se uma mera decisão de um conselho escolar será suficiente para tornar toda uma escola vegetariana por um dia, a despeito da opinião dos pais dos alunos.

E não é só em Belo Horizonte que radicais querem promover campanhas de “conscientização” bancadas com dinheiro público. Em Niterói (RJ), o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Guida, lançou o programa “Segunda sem carne” em maio, por sua própria iniciativa, sem qualquer consulta à Câmara de Vereadores local ou à população. Para o secretário, vegetariano convicto, “as pessoas podem ‘evoluir’ a partir da campanha para consumirem menos carne, até se tornarem vegetarianos”. Cita, depois, eventuais benefícios que tal dieta traria para seus adeptos e para o meio ambiente, sem, contudo, mencionar qual embasamento científico para esta afirmação.

Consultada pela reportagem sobre a “Segunda sem carne” de Niterói, a professora de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Suzana de Freitas, discorda do secretário. Para ela uma alimentação balanceada tem o consumo de carne entre suas principais bases. A carne, segundo Suzana, é uma fonte proteica de alto valor e qualidade, não encontrada a não ser, em menor dimensão, no leite e nos ovos. O ferro, encontrado na carne, é de alta qualidade, não tem similar em qualquer outro grupo alimentar, e é fundamental para o funcionamento do organismo, sobretudo em crianças.

Fontes: Globo.com e site do vereador Leonardo Mattos.


6 Responses to ““Segunda sem carne” pode virar lei em Belo Horizonte”

  1. Vamos comer carne, gente!

  2. É enorme o abuso por parte destes politicos brasileiros. Por que não criar a segunda sem drogas vereador? Me parece realmente falta de conhecimento e falta do que fazer. Maleficio vereador é não comer, é passar fome, é um país que não produz. Ta querendo ditar dieta para as pessoas com base em suas prerrogativas? Tolice.

  3. Primeiro que o uso controlado de qualquer droga não afeta o próximo e o planeta como a carne. Quem é o ser humano para ditas as regras de que animal morre e qual vive? Por que o boi pode acabar no seu prato, para satisfazer o seu paladar? E porque o cãozinho é tratado melhor do que muitas pessoas? Conheco vegetarianos que nunca colocaram um pedaço de qualquer tipo de carne em sua boca, são fortes, inteligentes e saudáveis que qualquer análise biomédica não seria capaz de dizer que este nunca comeu carne.

    Ninguém precisa de carne, é uma forma primitiva e saborosa de acabar com a natureza e com a vida dos animais criados para morrer.

  4. Todos os vegetais plantados também são criados "para morrer". Não lhe causam piedade? Não deveríamos todos parar de comer qualquer ser vivo e viver apenas de minerais?

    Se você vive sem comer carne por uma preferência pessoal, não há problema. Porém quem prejudica o meio ambiente não é o boi, nem a carne: é o ser humano. Estará disposta a humanidade a se retirar do planeta para deixar a natureza viver em paz?

  5. nós somos onívoros,nós comemos carne e vegetais

    por que apenas o ser humano deveria parar de comer carne e não os outros animais onívoros?

    as pessoas acabam se apegando sentimentalmente a alguns animais e a outros não

    diga o nome completo desses vegetarianos e como se faz para entrar em contato com eles

    ninguém precisa de carne,só precisa de suplementos para suprir os nutrientes contidos na carne

    vários insetos também morrem durante a colheita de vegetais,as pessoas também deveriam parar de comer vegetais e viverem apenas bebendo água

  6. eu apoio essa lei apenas se criarem a sexta feira com carne,no qual só se poderia vender carne e nada mais