Aprenda a comprar uma boa picanha

Postado em 30/03/2012 por Adriano Garcia. Classificado como Prazeres da Carne, Seu churrasco

A picanha é sem dúvida a carne prefida por 10 entre 10 churrasqueiros de plantão. Não há quem resista a um pedaço suculento dessa carne, acompanhado por uma farofa bem feita e saladas variadas. Mas, alguns segredinhos podem ser úteis na hora de comprar a picanha, considerada um dos cortes mais nobres de carne bovina.

Segundo o especialista em carnes Marcos Bassi, uma picanha de boa qualidade deve ter altura média, coloração vermelho vivo e cobertura de gordura correta (sem excessos).

Na hora de comprar…

– Prefira peças pequenas (de 1 kg a 1,1 kg), dessa forma você assegura que não está comparndo gato por lebre. É que muitos açougues costumam vender o coxão duro junto com a picanha, porque eles são sequenciais na carcaça do boi (depois da terceira veia, que fica no alto da picanha, é o coxão duro). Além disso, peças pequenas são melhores para se trabalhar.

– Evite camadas grossas e amareladas de gordura (quase para o marrom), esse pode ser um indicativo de que a carne é de boi envelhecido e, por consequência, menos macia. A camada de gordura deve ter a mesma espessura em toda a peça.

– A carne deve ter coloração vermelho vivo. Peças com pouco sangue devem ser evitadas. As melhores são as picanhas embaladas por frigoríficos conhecidos.

– Nas peças de picanha embaladas a vácuo observe se a embalagem tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a ambalagem não deve conter sangue em excesso, pois isso significa que a carne está perdendo suco.

– O tempo de maturação da picanha é de 21 a 28 dias. Esse processo consiste na embalagem a vacuo e armazenamento da carne em câmara fria por determinado período, para que as próprias enzimas do produto ajam sobre os tecidos conjutivos da carne, deixando-a mais macia e saborosa.

Fonte: Bonde News


One Response to “Aprenda a comprar uma boa picanha”

  1. Muitos falam em picanha pequena, mas temos excelentes picanhas de até 2kg, tendo em vista que um animal de grande porte não pode produzir uma picanha de 1kg.