Médico lança livro que reabilita a carne vermelha

Postado em 22/08/2011 por Adriano Garcia. Classificado como Carne e saúde, Debates

A carne vermelha é prejudicial ao consumo humano? Embora uma corrente ativa (e barulhenta) insista em dizer que sim, a tradição e o paladar mantêm a carne vermelha como um dos principais itens da dieta humana. Agora, também a medicina vem apresentar dados que comprovam ser a carne vermelha essencial a uma dieta balanceada.

Para o cirurgião vascular Wilson Rondó Jr., autor do livro “Sinal verde para a carne vermelha”, o principal problema da alimentação moderna não é a carne bovina, e, sim a ingestão indiscriminada de produtos industrializados, ricos em açúcares e pobres em nutrientes. Para o médico, esta mudança alimentar é causadora de inflamações silenciosas que minam gradativamente a saúde.

Por outro lado, segundo Rondó, a carne vermelha, principalmente a brasileira, proveniente de gado criado a pasto, serve como uma rica fonte de ômega 3, contribuindo para contrabalançar o ômega 6 trazido à dieta moderna pelos carboidratos, além de ser uma das mais balanceadas fontes de proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais que se pode encontrar.

Fonte: Pecuária.com.br


Comments are closed.